Resenha: Morte e Vida de Charlie St. Cloud

2
11:18
Morte e Vida de Clarlie St. Cloud
Autor: Ben Sherwood
Editora: Novo Conceito
Páginas: 296
Ano: 2010

Um coração dividido entre dois mundos. Em uma pacata vila de pescadores da Nova Inglaterra, Charlie St. Cloud cuida dos gramados e monumentos da um antigo cemitério onde seu irmão mais jovem, Sam, está enterrado. Após sobreviver ao acidente de carro que tirou a vida de seu irmão, Charlie recebe um dom extraordinário  ele consegue enxergar, conversar e até mesmo brincar com o espírito de Sam. É nesse mundo místico que entra Tess Carroll, uma cativante mulher treinando para navegar sozinha ao redor do mundo em um veleiro. O destino faz com que seu barco seja apanhado por uma violenta tempestade, trazendo-a assim para a vida de Charlie. Sua bela e incomum ligação os leva a uma corrida contra o tempo e a uma escolha entre a vida e a morte, entre o passado e o futuro, entre apegar-se ou deixar o passado para trás - e a descoberta que milagres podem acontecer se nós simplesmente abrirmos nossos corações.


Eu acredito em milagres

Uma história espirituosa. No melhor sentido que a mesma - a palavra espirituosa - possa vir a ter. Antes de mais nada, gostaria de destacar a importância que Morte e vida... teve para mim. Eu nunca fui um cara muito apegado a livros. Tinha lido muito pouco antes de conhecer a envolvente história de Charlie. Mas em 2010 - quando eu pude me presentear, ainda por curiosidade, com esse belo livro - as coisas mudaram. Morte e vida... foi o primeiro livro de tantos que já li de 2010 para cá e que ainda quero ler. E, não só pelo fato de ter sido o primeiro, tem um lugar mais que especial na minha estante. Com uma narrativa totalmente envolvente e emocionante, a trajetória de Charlie - dos 15 aos 28 anos - me encantou logo nas primeiras páginas. O plano de fundo espiritual, digamos assim, também me garantiu bons momentos enquanto a minha leitura se estendia por aquela semana. Mas eu não poderia deixar de destacar o efeito que a relação de Charlie e Sam é capaz de causar em qualquer um que, até mesmo por curiosidade - assim como eu - venha a ler o livro. O amor de Charlie por Sam é um dos mais bonitos que já vi. E, muitas vezes, fui tomado pelos sentimentos que, volta e meia, me levavam a estar presente na história. Os diálogos são simples e reflexivos. Impossível não parar por alguns instantes e repensar a nossa relação com as coisas, as pessoas, a morte, os milagres, e mais do que isso, com a vida. Como não encantar-se também pela linda Tess? Uma personagem, extraordinariamente, encantadora. Dividido em 37 capítulos - curtinhos - alternados entre momentos de Charlie e Tess, Morte e Vida de Charlie promete. E, diga-se de passagem, cumpre. Emocionante, mágico e surpreendente, é impossível não se entregar a essa linda história.

Sobre o autor

Donec non enim in turpis pulvinar facilisis. Ut felis. Praesent dapibus, neque id cursus faucibus. Aenean fermentum, eget tincidunt.

2 comentários:

  1. Eu vou comprar esse livro p minha filha ler, ela adora ler livros. Olha eu li muito no passado, agora por ordens médica eu não posso forçar as vistas, pois tenho um problema irreversível, sinto muita falta da leitura, muito mesmo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que presentão, posso garantir. Eu amo leitura e, nesse novo blog, pretendo falar - e muito - sobre esse universo tão mágico. Ah, posso imaginar a falta que a leitura causa em sua vida... Abraço!

      Excluir